Nossa fantástica equipe |
Que pena !...Estamos na
última semana deste semestre com nossos alunos em aula...o semestre passou
rápido; toda a equipe sente-se realizada com o trabalho e cada vez mais
apaixonada pelo que fazem, mesmo porque o resultado deste 1º semestre foi um
sucesso...as técnicas utilizadas nos serviram para soluções de aprendizagem, de
situações problemas e de grande desafio.
Com o objetivo de capacitar
ainda mais os professores para o desempenho em sala de aula, preparamos para
este final de semestre, capacitação com abordagem na “neurociência educacional”;
com este trabalho vamos apresentar oportunidades e desafios para a educação
especial.
Segundo o texto adaptado do
relatório da “Royal Society” de Londres, o rápido progresso das pesquisas neurocientificas
tem nos ajudado a compreender de novas formas as atividades de “ensinar e
aprender”.
Neste artigo se considera
alguns pressupostos chaves da neurociência capazes de levar a tal transformação.
O primeiro é a constatação
de que os resultados do aprendizado não são unicamente determinados por fatores
externos, características biológicas têm um papel importante e explicam as
diferenças na capacidade de aprender.
O segundo é o fato de que o cérebro
muda constantemente em decorrência do aprendizado e permanece “plástico” por
toda a vida; aprender uma habilidade altera o cérebro, e quando cessa está
prática a alteração se reverte. Portanto “use-o ou perca-o” é um principio
fundamental para o aprendizado continuo...
A pesquisa neurocientifica
visa identificar os mecanismos do aprendizado e as fontes das diferenças
individuais, na capacidade de aprender. Cada um aprende de formas diferentes,
portanto uma ferramenta para uma pratica de educação com base cientifica, pode
ajudar muito na avaliação do desempenho e do impacto das diversas abordagens
educacionais.
Podemos observar que
descobertas que caracterizam diferentes processos de aprendizado podem dar
apoio e melhorar e muito a própria experiência do professor, sob as diferentes
formas de aprender; inclusive podem ser utilizadas para embasar abordagens
alternativas de ensino para alunos com diferentes habilidades.
Enfim, é sobre este assunto
que vamos discorrer.
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