Final do semestre e nossos projetos


Nossa fantástica equipe


   
Que pena !...Estamos na última semana deste semestre com nossos alunos em aula...o semestre passou rápido; toda a equipe sente-se realizada com o trabalho e cada vez mais apaixonada pelo que fazem, mesmo porque o resultado deste 1º semestre foi um sucesso...as técnicas utilizadas nos serviram para soluções de aprendizagem, de situações problemas e de grande desafio.

     Com o objetivo de capacitar ainda mais os professores para o desempenho em sala de aula, preparamos para este final de semestre, capacitação com abordagem na “neurociência educacional”; com este trabalho vamos apresentar oportunidades e desafios para a educação especial.


   Segundo o texto adaptado do relatório da “Royal Society” de Londres, o rápido progresso das pesquisas neurocientificas tem nos ajudado a compreender de novas formas as atividades de “ensinar e aprender”.
Neste artigo se considera alguns pressupostos chaves da neurociência capazes de levar a tal transformação.
   O primeiro é a constatação de que os resultados do aprendizado não são unicamente determinados por fatores externos, características biológicas têm um papel importante e explicam as diferenças na capacidade de aprender.
    O segundo é o fato de que o cérebro muda constantemente em decorrência do aprendizado e permanece “plástico” por toda a vida; aprender uma habilidade altera o cérebro, e quando cessa está prática a alteração se reverte. Portanto “use-o ou perca-o” é um principio fundamental para o aprendizado continuo...
   A pesquisa neurocientifica visa identificar os mecanismos do aprendizado e as fontes das diferenças individuais, na capacidade de aprender. Cada um aprende de formas diferentes, portanto uma ferramenta para uma pratica de educação com base cientifica, pode ajudar muito na avaliação do desempenho e do impacto das diversas abordagens educacionais.
    Podemos observar que descobertas que caracterizam diferentes processos de aprendizado podem dar apoio e melhorar e muito a própria experiência do professor, sob as diferentes formas de aprender; inclusive podem ser utilizadas para embasar abordagens alternativas de ensino para alunos com diferentes habilidades.
    Enfim, é sobre este assunto que vamos discorrer.

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