Dia Mundial da Conscientização do Autismo



Síndrome de Asperger – Um Breve Histórico



O que é: são crianças e/ou adolescentes com algumas características semelhantes ao Autismo Clássico, que também manifestam dificuldades na comunicação social; no entanto apresentam um diferencial que é o fato de possuírem inteligência normal, ou seja, dentro da média.

A Síndrome apresenta algumas características do tipo: padrões de comportamento repetitivos e esteriotipados, baixa auto estima, isolamento, dificuldades em participar de atividades em grupo, comprometimento acentuado no uso de múltiplos comportamentos não verbais como: contato visual direto, expressão facial, postura corporal e gestos, ausência de reciprocidade social ou emocional, dificuldade do registro gráfico do conteúdo aprendido no contexto escolar, inquietação motora, ansiedade e impulsividade, às vezes sem controle, evoluindo para comportamentos heteroagressivos.

A Síndrome compartilha também algumas semelhanças com crianças e adolescentes em comordidade com TDAH, o que deixa o diagnóstico mais difícil e complexo dada a semelhança.

É importante explicar que os problemas atencionais do Asperger está relacionado a necessidade de rotinas rigorosas, rituais obsessivos, dificuldade de linguagem, onde a fala é descontextualizada.

Sintomas de hiperatividade e desatenção são frequentes ao transtorno, sendo que muitos indivíduos com esta condição realmente recebem um diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade  antes do diagnóstico de Asperger.

Há relatos inclusive de que a Síndrome está associada a uma série de outros transtornos mentais, até mesmo aos transtornos depressivos.

Uma criança ou adolescente com Asperger tende a se concentrar apenas em uma atividade de “interesse”, podendo ficar com essa tarefa por longos períodos de tempo; porém, pode se estressar ou ficar irritado, se sua rotina e atividade for interrompida.

Uma criança ou adolescente com Asperger pode brincar, se entreter com jogos cognitivos de sua preferência; ou conversar tranquilamente, desde que não seja modificada a sua rotina.

Por outro lado existe grande dificuldade em esperar pela sua vez em jogos ou em outras atividades, assim como em filas de consultas médicas ou de parques públicos, devido a falta de inteligência social.

Apesar destes comportamentos indesejáveis, apresentam habilidades específicas, excelentes desempenho de alta funcionalidade.

A Síndrome de Asperger é uma condição incomum, mas provavelmente mais comum do que o Autismo Clássico.

A falha ou atraso no diagnóstico desta Síndrome é um problema, porque a idade média de diagnóstico é de vários anos mais tarde do que para o Autismo Clássico.

Atrasos motores ou falha de destreza motora                                                                                          podem ser notados no período escolar. Também é comum a prevalência no sexo masculino; porém, quando a menina é diagnosticada a tendência do grau de dificuldade é sempre mais grave, tanto para os comportamentos sociais esteriotipados, quanto para aspectos cognitivos e da vida diária.

Na Síndrome de Asperger, observa-se a variabilidade no funcionamento cognitivo, muitas vezes com pontos fortes nas áreas, de capacidade verbal como: vocabulário e memória auditiva por repetição e habilidades próprias do desenvolvimento.

Os pontos fracos são em áreas não-verbais como habilidades viso-motoras e viso-espaciais.

As dificuldades motoras podem contribuir para a rejeição do grupo; trazendo-lhe isolamento social e incapacidade de participar em esportes de grupo, gerando conflitos internos, insatisfação consigo mesmo e frustrações.

Sintomas de hiperatividade e desatenção são frequentes ao Transtorno como:
O transtorno de Ansiedade e as fobias sociais. ( os medos, receios e insegurança)

O prognóstico aparentemente é muito melhor do que o Transtorno Autista Clássico; pois, os estudos de acompanhamento sugerem que, quando adultos, muitos destes indivíduos são capazes de obter empregos rentáveis e tornar-se auto suficientes.

O transtorno é contínuo e vitalício; em crianças com idade escolar, a boa capacidade verbal pode em certo grau, mascarar a gravidade da disfunção social e também enganar a pais e professores.

É importante ressaltar que existem pessoas que exercem funções em diversas especialidades ou modalidades de alto desempenho com grandes sucessos; profissionais tais como:

Grandes Mestres da pintura, das artes plásticas em geral, cientistas da tecnologia, Internet, programadores de games, artistas da música clássica, matemáticos, físicos, jogadores de futebol, esportistas, desenhistas de quadrinhos, grafite, escritores; autodidatas que aperfeiçoam-se diante das possibilidades.

Quanto a forma de tratamento, assim como o diagnóstico, a abordagem é multidisciplinar e interdisciplinar, com competência técnica.

Quanto as Intervenções Educacionais, é importante que as escolas públicas ou particulares criem um Programa Individual de Ensino (PIE) avaliando a performance do aluno fazendo adaptações e modificações para melhor atendê-lo no processo acadêmico.

Para a preparação do Plano Escolar é necessário uma equipe de profissionais envolvidos com Educação Especial em conjunto com as famílias, que especifica os serviços que serão oferecidos em educação e as adaptações necessárias.

É importante observar que, se o aluno for colocado em sala regular ele deverá receber ajudas suplementares e ter acesso a todos os serviços necessários para poder atingir seus objetivos educacionais; caso contrário ele poderá ser colocado em sala de recursos, por um período não mais que duas horas diárias, para que ele possa atingir suas metas de aprendizagem, com suporte de um profissional da educação. Essas medidas favorecem tanto a escola, como ao aluno que requer esta intervenção.

Existem Escolas Especializadas com ambientes restritos, que oferecem também serviços de Atendimento Educacional Especializado com Ensino Infantil e Fundamental e Oficinas de habilidades para crianças e adolescentes com déficits cognitivos, dificuldades de aprendizagem, conflitos emocionais e comportamentais, como Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), Invasivo do Desenvolvimento e Asperger, alunos esses com habilidades específicas de alta funcionalidade em diversas especialidades.

As Escolas são conveniadas com a Secretaria da Educação do Governo de São Paulo, com benefício concedido através de bolsas de estudo para alunos portadores de Autismo nos diversos graus de dificuldades ou seja classificação leve, moderada e Asperger.

As salas de aula são compostas por número reduzido de alunos conforme idade cronológica e grau de dificuldade para aprendizagem de 1ª à 5ª série, salas de estimulação essencial e projetos educacionais e oficinas de tecnologia.

A equipe é multidisciplinar, especializada em Educação Especial, com Programa Individual de Ensino (PIE),  professores pós graduados e habilitados, com apoio de um auxiliar, estagiário em Pedagogia, em cada classe, para suporte ao aluno e ao professor na realização das atividades escolares diárias.

A Escola conta também com assistência direta de Especialistas na área da Saúde como médicos e Neuropediatras, Psiquiatras, Ortodontistas, Oftalmologistas para visão reduzida, Fisiatras, Ortopedistas, Neuropsicóloga e Especialistas como: Fisioterapeutas, Psicólogas, Terapeutas Ocupacionais, Psicopedagogos, Psicomotricistas e Musicoterapeutas.

As Escolas de modo geral, seja pública, particular ou especial, devem fornecer aos alunos com transtornos ou algum tipo de deficiência, uma educação que enfatize a Educação Especial e serviços relacionados planejados para atender suas necessidades únicas e prepará-los diante de suas escolhas para a educação posterior, para o emprego e para a vida independente.

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